povodabeira

Sumários Electrónicos

povodabeiraO Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco está cada vez mais “Simplex”, pelo menos no que diz respeito à implementação de processos que visam a simplificação de algumas tarefas rotineiras, além de melhorar a comunicação interna e até poupar papel, pois algumas passam a ser realizadas em suporte informático.

Assim, no primeiro dia do 3º período, os tradicionais livros de ponto acabaram, sendo substituídos por uma aplicação electrónica que possibilita a escrita de sumários e marcação de faltas dos alunos em qualquer ponto da Escola Cidade de Castelo Branco, um projecto que, brevemente, será estendido a todas as escolas do Agrupamento.

Esta aplicação, a que foi dado o nome de e-Sumários, foi desenvolvida pela Beiranet, com a colaboração da Escola, não estando ainda acabada, pois ainda há ajustes a fazer.

O e-Sumários permite o preenchimento do sumário, mas também marcar faltas aos alunos, gerir a assiduidadedos professores e as aulas de substituição.

Paralelamente à construção desta aplicação, foi necessário implementar uma rede sem fios, de modo a que em todas as salas houvesse acesso à Internet, tal como foi necessário equipar todas as salas com computadores que, para além dos sumários, servem de apoio às actividades lectivas.

Esta adaptação também teve custos, que foram suportados por verbas geradas e geridas pela escola no quadro da sua autonomia.

O Agrupamento Cidade de Castelo Branco é pioneiro em termos de implementação deste processo informático, que vem na sequência da abertura à inovação e modernização dos vários serviços fazendo com que esta seja uma das escolas portuguesas que integra na rede de escolas ENIS – Rede Europeia de Escolas Inovadoras.

Jerónimo Barroso, presidente do Conselho Executivo da Escola Cidade de Castelo Branco, e Luís Barata, da Beiranet, explicam como funciona esta plataforma, cujo software foi feito “à medida” das necessidades que o Agrupamento quer satisfazer.

Depois desta gestão de sumários e faltas (de professores e alunos) através deste sistema, outro dos objectivos é que, a breve trecho, também toda a comunicação entre os professores passe a ser feita por e-mail.

in Povo da Beira – 5/06/2007